A ÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Escrito por: Tomas Licame.
Como querer que seus alunos sejam éticos e não colem nas provas, sendo que você mesmo cola ou já colou nas provas da faculdade ou da pós-graduação, essa é uma das maiores hipocrisia dentro do mundo escolar. Um professor em formação que cola na prova tem a capacidade moral de ser um “bom” profissional quando assumir uma sala de aula ou ele perpetuara a hipocrisia de punir quem cola e ele mesmo faz essa falcatrua.
Como querer que seus alunos sejam éticos e não colem nas provas, sendo que você mesmo cola ou já colou nas provas da faculdade ou da pós-graduação, essa é uma das maiores hipocrisia dentro do mundo escolar. Um professor em formação que cola na prova tem a capacidade moral de ser um “bom” profissional quando assumir uma sala de aula ou ele perpetuara a hipocrisia de punir quem cola e ele mesmo faz essa falcatrua.
Quando
escolhemos ser professor temos que ter em mente que seremos exemplos para
nossos alunos que estão começando a formar seu caráter, sua ética, seu conceito
de devo ou não tomar tal ação se ela trará bons ou maus resultados.
Mas parece
que muitos discentes de cursos de licenciatura esqueceram-se dessa grande
responsabilidade que um professor tem mesmo sem querê-la, para sermos professor
devemos ser éticos de caráter exemplar isso não significa que não iremos
cometer falhas, errar está presente nos seres humanos, quem disser que não erra
é um mentiroso ou um Deus fica a critério de cada um escolher.
Minha critica aqui é a de que não podemos deixar que esse processo de colas seja
tido como algo comum dentro das universidades, dentro dos curso de formação de
professores, devemos desnaturalizá-lo como iremos ter bons docentes sendo que
eles não buscaram aprender o que lhes era ensinado na faculdade, pois se eles utilizam-se meios fraudulentos para atingir uma nota e
ficar na media isso mostra que a preocupação dos mesmos com o que lhes foi
passado é nula criando assim inúmeras consequências que irão prejudicar e muito
os alunos que tiverem aula com mesmo.
E quais são essas consequências que um profissional
que se formou usando dessas maneiras ilícitas para conquistar uma nota? Um
professor em formação que não busca estudar e leva a graduação como se fosse
algo qualquer, causara ao nosso ensino publico um dos maiores problemas que é a
má educação dos alunos, um professor desse não saberá corrigir um erro do
aluno, não saberá conduzir um processo de discussão dentro da sala, perpetuara
o ensino mecanicista e o pior qualquer erro que ela cometa com alguns alunos
ira deixar marcas que podem e com certeza vão atrapalhar o processo de
aprendizado daquela criança ou adolescente.
Uma
vez ouvi de um professor na graduação a seguinte frase: Se um médico erra ele
tira uma vida e pode destruir uma família, já quando um professor erra ele
destruirá três gerações de uma família. Minha intenção com essa frase não é
jamais desmerecer a importância de um medico e as consequência de quando ele
erra, meu intuito é mostrar que a profissão professor é tão importante quanto à
de um médico é quando um professor erra com uma criança esse erro será perpetuado
por gerações.
Agora
lhe falo quando um discente de qualquer licenciatura busca fraudar o sistema,
passar por cima da moral social ele está se preparando para ser um mal
professor que ira causar esses desastres descritos acima, a educação brasileira
já deixa a desejar em inúmeros quesitos e agora iremos formar professores antiéticos
que não sabem o valor de se estudar que empurram a graduação com a barriga que
não se esforça para aprender, buscando assim nas colas e nos plágios a solução
para seus problemas acadêmicos até quando deixaremos esse tipo de pessoa se
formar e ir dar aula em uma escola e “educar” uma criança, como sairá esse
aluno depois de passar mais de 200 dias em contado com “professor” colista, minha pergunta ainda é
mais profunda o que os alunos deste “educador” irá aprender?
Deixo
aqui as três perguntas que Mario Sergio Cortella fala em seu livro “Qual é a
Tua obra?” quando formos fazer algo que pode por nossa ética em xeque devemos
nos fazer três perguntas que são: Quero? Devo? E Posso? Essas nos ajudarão, a
saber, se aquilo que estamos prestes a fazer será ético ou não, como nosso
assunto aqui é a festa das colas durante provas de cursos de formação docente, exemplificarei
o uso do filtro ético do Cortella usando a problemática deste texto.
Quando você estudante estiver em prova ou semana
de provas e passar em sua mente usar-se de colas para tirar vantagem diante dos
demais, você deve se perguntar se quer, se você deve ou se você pode, pois tem
coisas que queremos mais não podemos que podemos mais não devemos e que devemos
e não queremos. Antes de você tomar qualquer ação passe nesse filtro o seu
pensamento para ver se seu ato será ético ou não.
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